Pastoral da Catequese

A missão da Pastoral da Catequese é iniciar crianças, adolescentes, jovens e adultos na fé cristã. Esta iniciação se materializa através da formação cristã à luz dos Evangelhos, da celebração litúrgica e da vivência comunitária. A equipe promove encontros semanais de formação, onde são apresentados temas que envolvem o nosso dia a dia, sendo sempre  iluminada pela Palavra de Jesus Cristo, que nos traz a vontade do Pai, na força do Espírito Santo.

“A Catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com o fim de os iniciar na plenitude da vida cristã” (CIC 5).

“Na verdade. o crescimento interior da Igreja, sua correspondência ao desígnio de Deus, depende essencialmente da Catequese. Neste sentido, a Catequese deve ser considerada como momento prioritário na evangelização” (DGC 64).

Através da adesão pessoal a Jesus Cristo, aceitando o seu caminho de salvação e libertação, temos um processo permanente de educação da fé, visando o crescimento e amadurecimento progressivos, formando o cristão, em comunhão com o Pai, o Filho e o Espírito Santo e também com os irmãos.

A Palavra de Deus é o livro da Catequese por excelência, transmitida na Tradição e na Escritura, porque a Sagrada Tradição e a Sagrada Escritura constituem um só depósito inviolável da Palavra de Deus confiada à Igreja” (CT 27). O ofício de interpretar autenticamente a Palavra de Deus escrita ou transmitida foi confiado unicamente ao Magistério vivo da Igreja, cuja autoridade se exerce em nome de Jesus Cristo (DV 10)..

Será uma Catequese cristocêntrica, isto é, centrada na pessoa de Jesus Cristo, “filho único do Pai, cheio de graça e de verdade” (CT 5), que conduz a um cristocentrismo Trinitário, confessando a fé em Deus: Pai, Filho e Espírito Santo (cf. DGC 29).

A finalidade definitiva da catequese é levar à comunhão com Jesus Cristo: só Ele pode conduzir ao amor do Pai no Espírito e fazer-nos participar da vida da Santíssima Trindade.

‘Minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou’ (Jo 7,16) (NCIC, 426-427).

O termo “CATEQUESE” diz respeito à proclamação da Palavra. O termo se liga a um verbo que significa “Fazer” – “Ecoar” (gr. Kat-ekhéo). Assim a catequese tem por objetivo último fazer escutar e repercutir a Palavra de Deus. Desta forma, é missão da Igreja anunciar o Evangelho em todo o mundo, mas, em primeiro lugar, a Palavra de Deus deve ser anunciada aos seus próprios membros. É dentro da Igreja que se desenvolve a formação de seus membros, para que possam depois anunciar a todos a Palavra de Deus.

Segundo o Documento de Puebla (1979) e a afirmação dos Bispos do Brasil, a catequese é um processo de educação da fé em comunidade, é dinâmica, é sistemática e permanente.

As inscrições para a catequese devem ser efetivadas na Secretaria da Paróquia.

Primeira Eucaristia: Todas as informações importantes para a criança fazer a primeira Eucaristia.

Perseverança: Para as crianças que já fizeram a primeira Eucaristia (próximo ano).

Aprendendo juntos: Informações sobre a vida litúrgica da igreja – explicação de uma forma mais simples, podendo ser inteligível não só para as crianças, mas também para os adultos de uma forma mais simplificada.

Aconteceu na catequese: fotos e momentos de atividades que envolvam a vida das crianças na catequese.

Acesso a outro site: site que envolverá as crianças e atividades para aprenderem mais sobre Jesus.

Tereza Capelatto Gasparini, Coordenadora da Pastoral da Catequese.

Imprimir