Grupos de Oração

Grupo de Oração Sagrada Família 

Reuniões: terças-feiras
Horário: 19h30min
Local: Igreja de Santa Rita de Cássia
Orientação: RCC – Renovação Carismática Católica
Objetivo: louvar e bendizer a Deus

Durante a reunião, os participantes se abrem ao louvor pela ação do Espírito Santo e, através deste louvor, são curadas e libertas de todas as suas carências.

As pessoas que têm procurado o grupo pela primeira vez chegam muitas vezes com o coração angustiado, depressivas e necessitadas de atenção especial. A maior carência nos dias de hoje é a falta de amor. Por isso o Grupo de Oração tem por objetivo apresentar aos participantes um Deus vivo, que nos ama e perdoa.

Todos podem experimentar este amor de Deus e Pentecostes. A partir dessa experiência, as pessoas passam a sentir o desejo de viver a santidade, buscando conhecer cada vez mais a Palavra de Deus, a doutrina católica e sentir o grande amor que devemos ter à Eucaristia.

A identidade da Renovação Carismática Católica é o batismo no Espírito. Por isso, em todo Grupo de Oração, as pessoas precisam pedir o Espírito Santo. O batismo no Espírito Santo não é um sacramento. Essa expressão deve ser usada como efusão do Espírito Santo, uma vez que todo membro da Igreja que foi batizado já recebeu o Espírito Santo.

O grupo inicia suas atividades com a récita do terço. São feitas, em seguida, orações de louvor, orações de ação de graças, orações contemplativas, orações em línguas e petições de graças e de cura. Cânticos também são executados em forma de oração. É feita a leitura da Bíblia e uma pequena reflexão da palavra. Silenciam-se em seguida os corações para a escuta do que Deus tem a dizer às pessoas através de uma conversa íntima com o Criador.

Exercitam-se também os dons carismáticos, ouvindo os testemunhos ou partilhas para que todos sejam por eles edificados.

Cada Grupo de Oração possui uma coordenação central, que discerne a moção do Espírito Santo, faz sua avaliação e prepara cada reunião semanal.

Eliane Rennó, Coordenador do Grupo

 

Grupo de Oração Santa Rita de Cássia

Reuniões: quartas-feiras
Horário: 19h45min
Local: Igreja Santa Rita de Cássia
Orientação: RCC – Renovação Carismática Católica
Objetivo: louvar, bendizer e ouvir a Deus

O Grupo de Oração Santa Rita de Cássia é estruturado da seguinte forma:

A cada semana é selecionado um assunto, que é desenvolvido e enviado antecipadamente aos participantes por e-mail, a fim de que estes possam se familiarizar com o tema escolhido e assim elaborar perguntas ou apartes, que serão levados a plenário. Os trabalhos do Grupo são coordenados de maneira alternada pelos seus componentes, ou seja, a cada semana uma pessoa diferente os coordena.

Os trabalhos se iniciam com a invocação ao Espírito Santo, a fim de que Ele ilumine o coordenador e os participantes, seguida da exposição de intenções.

Os temas são desenvolvidos de tal forma que a primeira parte de cada bloco seja uma mensagem bíblica e a segunda parte uma oração relacionada aos temas. A participação de cada membro do Grupo é livre e incentivada. Após a leitura dos blocos, cantam-se hinos de louvor.

O encerramento ocorre com uma prece à Nossa Senhora: Maria, a primeira cristã, roga por nós! Tudo com Jesus, nada sem Maria! Os participantes se dão as mãos e formam um círculo, para as orações finais, numa demonstração de integração, respeito e unidade.

A força da união está na união das forças.

Ibrahim Mokarzel, Coordenador do Grupo

 

Grupo de Oração Nossa Senhora Rainha da Paz

Reuniões: terças-feiras
Horário: 15h
Local: Igreja de Santa Rita de Cássia
Orientação: Tradicional
Objetivo: orar e interceder a Deus

O Grupo de Oração Nossa Senhora Rainha da Paz foi constituído com o objetivo precípuo de orar e interceder a Deus por pessoas mais necessitadas, principalmente e de forma especial por pessoas enfermas. Cada participante é um elo da imensa corrente de oração e energia que identifica o grupo.

Entre as preces são também entoados cânticos de louvor, na linha do que dizia Santo Agostinho: Quem canta reza duas vezes.

O grupo se caracteriza igualmente por efetuar visitas a pessoas enfermas em suas residências, quando se faz sentir a força da oração pelo seu restabelecimento. A oração aumenta a nossa fé e a fé nos ensina a rezar, dizia o grande Doutor da Igreja Católica Santo Thomaz de Aquino. É um círculo virtuoso que cada vez mais aproxima a criatura do seu Criador.

 Nair Algodoal, Coordenadora do Grupo

Imprimir