O Ciclo do Natal

A atual celebração do Ano Litúrgico, reformada pelo Concílio Vaticano II, dispõe o ciclo do Natal da seguinte maneira : uma preparação, a celebração e uma vivência. O mesmo ocorre também, no ciclo da Páscoa.

natal-cicloO Natal é preparado pelo Tempo do Advento, cujo significado é “vinda”. Aqui podemos nos lembrar das três vindas de Cristo em nossa história: aquela ocorrida no tempo, a diária (na pessoa do próximo, no sacerdote, nos sacramentos, sobretudo na Eucaristia, e em sua Palavra proclamada) e a que acontecerá no final dos tempos, quando ele virá glorioso para julgar os vivos e os mortos. O Advento, portanto, não é um tempo penitencial, apesar da cor roxa, mas de alegre expectativa pela vinda do Senhor. Divide-se em duas partes: a) do 1° Domingo do Advento ( que é o domingo que se situa entre os dias 27 de novembro e 3 de dezembro), ao dia 16 de dezembro, inclusive, em que a liturgia alude à segunda vinda, alertando-nos para a vigilância, pois o Senhor virá em dia e hora desconhecidos, e deveremos estar preparados para essa vinda. Nessa primeira parte não devemos pensar, ainda, na vinda histórica da Noite de Natal, mas sim na vinda escatológica (final dos tempos).

Nessa fase, temos a celebração de alguns santos, como Santo André, São Francisco Xavier, Santo Ambrósio, Santa Luzia, São João da Cruz, a Solenidade da Imaculada Conceição e a Festa de Nossa Senhora de Guadalupe.

A segunda parte do Advento (de 17 de dezembro a 24 de dezembro), também chamada de Semana do Natal, caracteriza-se pela temática teológica da primeira vinda, ou seja, da celebração do Natal propriamente dito. Caracteriza-se por orações e leituras especiais para a celebração Eucarística e, também, por textos que visam a essa preparação próxima para o nascimento do Senhor na Liturgia das Horas, cujo destaque são as Antífonas Ó, ou Maiores, cantadas para introduzir o canto do Magnificat nas Vésperas.

natal-dom-airton-frente

Imprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *