Notícias da paróquia › 01/06/2015

Monsenhor Fernando recebe o título de Pároco Emérito

mons-fernandoCom a nomeação do novo Pároco para nossa Paróquia, o padre Carlos Donizeti da Silva, em 27 de maio de 2015, nosso amado Pároco Monsenhor Fernando de Godoy Moreira, foi agraciado por Dom Airton José, nosso Arcebispo, com o título de PÁROCO EMÉRITO. Deste modo, permanecerá conosco, celebrando, atendendo as confissões e continuará sendo a presença que nos alegra o coração.

O Pároco Emérito não tem mais as responsabilidades administrativas e pastorais, mas é uma instituição formada por Dom Airton para que todos os padres aposentados não se distanciem de suas comunidades, permaneçam ali e possam continuar seu ministério sacerdotal em meio aos amigos, fieis e paroquianos.

Monsenhor Fernando de Godoy Moreira

Monsenhor Fernando de Godoy Moreira nasceu no dia 6 de maio de 1933, em Ribeirão Bonito-SP.  Foi ordenado sacerdote em 19 de dezembro de 1959, por Dom Ruy Serra, Bispo de São Carlos. Veio para Campinas em 1969 e cursou na PUCC a Faculdade de Direito, formando-se em 1974, ano do bicentenário da cidade.

Por vários anos auxiliou a Basílica de Nossa Senhora do Carmo, a Igreja Santa Catarina, a Catedral Metropolitana, a igreja de Sant’Ana de Sousas e Menino Jesus de Praga, onde foi reitor do Santuário por 22 anos. Durante sua gestão construiu duas creches – administradas pela paróquia, como também a casa paroquial, a biblioteca e o centro para formação de catequese. Outra obra de destaque do Monsenhor Fernando, foi a criação e implantação da casa do Padre Aposentado, que acolhe sacerdotes sem condições de permanecer nas atividades eclesiásticas.

Em 1997, recebeu o Título de Monsenhor. Ainda no ano de 97, foi nomeado por Dom Gilberto Pereira Lopes, então Arcebispo Metropolitano, como Administrador Paroquial da Paróquia Santa Rita de Cássia, no bairro Nova Campinas, de onde passou a ser pároco em março de 2000.

Outro importante trabalho de Monsenhor Fernando foi a conclusão, em 2006, das obras de reforma da Igreja Santa Rita de Cássia, cujo projeto inicial foi do saudoso padre Chiquinho. A Paróquia Santa Rita de Cássia mantém duas Creches destinadas a filhos e filhas de trabalhadores das residências existentes no bairro, como também de crianças que residem nos bairros carentes do território paroquial.

Hoje, vive seu sacerdócio entregando-se sem medidas a seu povo. Tem como prioridade a evangelização. Tem um carinho especial pelos enfermos. Já construiu a Igreja de São Francisco de Assis, na Vila Brandina, para aquela comunidade carente. Possui a disponibilidade evangélica que os sacerdotes diocesanos prometem no dia da sua ordenação sacerdotal.

O Congresso Eucarístico Nacional encontrou em sua pessoa um grande suporte para equacionar e solucionar problemas financeiros.

Curriculum >

Imprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *