Notícias da paróquia › 17/06/2015

Gratidão ao Padre Rodrigo

 gratidao-pedrodrigo

É com muita alegria, que na condição de paroquiano da Paróquia Santa Rita de Cássia, dirijo-me aos paroquianos e amigos para comentar, em apertado resumo, o profícuo trabalho que o nosso Vigário, Pe. Rodrigo Catini Flaibam, desenvolveu junto à comunidade, perpassando pela sua trajetória de vida.

Nascido em Amparo, em 27 de novembro de 1977, filho de Luiza Catini Flaibam e Ranieri Flaibam, último filho e irmão de Gisela Catini Flaibam e Ricardo Catini Flaibam, formado Técnico em Contabilidade pela Fundação Paula Souza, em Filosofia e Teologia pela PUC-Campinas, ordenado diácono em 16 de agosto de 2002, sacerdote em 14 de fevereiro de 2003, pelo Revmo. Sr. Arcebispo Dom Gilberto Pereira Lopes, na Catedral Metropolitana de Campinas. Nomeado para as funções de Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio em Monte Mor, Administrador Paroquial e Pároco da Paróquia São Cristóvão em Valinhos, exercendo a digna função de Vigário Forâneo da Forania Santa Cruz (Valinhos e Vinhedo), obtendo a aprovação eclesiástica (Nihil Obstat) como Heraldista Eclesiástico pelo saudoso Revmo. Sr. Arcebispo Dom Bruno Gamberini, e por fim, nomeado Assessor de Imprensa da Arquidiocese de Campinas e Vigário de nossa Paróquia.

O primeiro contato que tive com o Pe. Rodrigo foi à época do 14º Congresso Eucarístico Nacional, em 2001, ele como seminarista e eu como membro da Comissão Executiva. O então seminarista causou-me a melhor impressões, pela sua facilidade de comunicação, contentamento espontâneo e por ser disponível para tudo quanto era solicitado.

Somente nos reencontramos na Paróquia Santa Rita de Cássia, ao ser designado Vigário Paroquial. No dia de sua posse, encontrei-me com um seu paroquiano de Valinhos, Dr. Antonio Vieira Filho, que falou-me maravilhas do nosso Vigário e expressou o “vazio” que a Igreja São Cristovão deveria passar devido sua remoção.

Em nossa paróquia repetiu o sucesso de Valinhos, pelo modo afável, carinhoso e benévolo no trato com as pessoas que o procuram e para aquelas que ele ia ao encontro. É um exemplo de Sacerdote que revela a sua firmeza de fé, e se compraz com o exercício de seu santo ministério. Tenho certeza que as suas atitudes incutem nas pessoas o desejo de viver em comunhão com Cristo e, nos jovens, lança a semente da opção pela vida religiosa e sacerdotal.

A já sentida saudade e lágrimas que muitos não contiveram, ao tomar conhecimento de que ocupará funções junto a outro rebanho, traduzem a intensidade do Amor a Nosso Senhor, à Igreja e aos irmãos que ele plantou entre nós.

Por ter tido contato direto, constante e agradável com o Pe. Rodrigo, sinto-me no dever de levar ao conhecimento de todos o conceito elevado que angariou na comunidade, para agradecer pelo bem que nos propiciou e para que ele possa continuar tornando Jesus conhecido, amado e seguido, com o fim de transformar a sociedade, a partir da família.

Dr. Wilson Cesca, advogado e agente de pastoral

Como simples frequentador da Paróquia de Santa Rita de Cássia, humildemente peço-lhes licença para falar do Padre Rodrigo Catini Flaibam, pessoa pela qual tenho profunda admiração. Pessoa de grande caráter e formação, além de seu forte carisma e muita dedicação. O Padre Rodrigo tornou-se um grande exemplo de amor a Jesus e Maria, levando-nos à verdadeira reflexão da nossa vida em Deus.

Hábil no trato com as pessoas, sempre ponderado e correto nas pregações e manifestações pessoais, tem angariado muito respeito e carinho por parte de todos os paroquianos. A presença dele em nossa comunidade engrandece o trabalho evangelizador da Paróquia Santa Rita de Cássia, da qual participamos há tanto tempo.

Rafael Zimbaldi, Presidente da Câmara Municipal de Campinas

O Pe. Rodrigo soube muito bem comunicar às almas a graça santificante. E o fez com profunda sabedoria, impregnada de uma terna e afetuosa caridade. Há muito assistimos à Santa Missa naquela Paróquia, quando pudemos notar que se trata de um grande sacerdote que ama de verdade a Jesus Cristo e, por esse amor, sabe manifestá-lo no coração de cada paroquiano.

Dr. Fábio Toledo, Juiz de Direito em Campinas

Quero reforçar, o quanto, para todos nós paroquianos da Paróquia Santa Rita de Cássia, tem sido importante seguir os passos e orientações, sempre com muita seriedade e compromisso, do nosso Pe. Rodrigo. Ele é o sinônimo claro do amor através do seu sorriso, do conforto através de suas mãos, ternura através do seu olhar e da proteção através do seu abraço.

Célia Leão, Deputada Estadual

A presença, a inteligência, a humildade e a verve do nosso atual, Vigário Paroquial, Padre Rodrigo Catini Flaibam e várias outras razões como a colaboração que ele presta com sua capacidade jornalística e cultural, à edição da revista paroquial. Suas celebrações eucarísticas são de altíssima piedade, ao ponto de comover toda nossa comunidade, transportando-nos à concentração piedosa que o ato nos imprime, mercê da condução dele como celebrante.

Fued Rezek Andery, jornalista e editor da Revista Rosa De Cássia

A missa de despedida e envio do Padre Rodrigo ocorrerá na Igreja Santa Rita,
às 20h do dia 05 de julho (domingo).

Leia sua Mensagem de Despedida aos paroquianos aqui

 

Imprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *