Comunidade São Francisco

MG_3527

A Comunidade São Francisco de Assis foi constituída há aproximadamente 50 anos, concomitante à formação dos bairros ao entorno da Nova Campinas, com o objetivo de atender de maneira mais próxima e personalizada os moradores da Vila Brandina. O primeiro trabalho pastoral e sobretudo social ali desenvolvido pela Igreja foi o das religiosas da Ordem das Cônegas Regulares do Santo Sepulcro, mais conhecidas como irmãs do Lumen Christi (nome da chácara e casa onde residiam, onde hoje está instalada a Cúria Metropolitana de Campinas). As freiras foram as primeiras catequistas e organizadoras das demandas sociais da então ocupação, preiteando e trabalhando duramente para a urbanização, constituição de infraestrutura e saneamento básico do futuro bairro. A marca das religiosas na vida dos mais antigos moradores é saudosamente recordada, especialmente as missões populares e trabalhos de desenvolvimento sociocultural. Desde o princípio o atendimento religioso foi igualmente abraçado pelo Padre Chiquinho e pelo Padre José Júlio, este último ainda presente celebrando com os fieis. Conta-se que o padroeiro São Francisco fora escolhido em homenagem ao Santo dos Pobres e ao Padre Chiquinho.

A atual e ampla Igreja da Comunidade São Francisco foi construída em 1999 com o empenho do Monsenhor Fernando e contribuição dos paroquianos no lugar da pequena Capela. A placa comemorativa da construção contém os seguintes dizeres: “Igreja de São Francisco de Assis. Construída como marco comemorativo dos 50 anos de sacerdócio de Dom Gilberto Pereira Lopes, Arcebispo de Campinas. 1949 – 1999.”

As atividades da Igreja de São Francisco de Assis são aquelas de uma comunidade regular e são lideradas pastoralmente pelo Padre Rodrigo Catini Flaibam. Em 2013 os fieis da comunidade tiveram um antigo sonho concretizado com a instalação do Sacrário junto ao presbitério, doado pela sra. Maria Elisa Martins, envolvendo-se nas melhorias do templo e aquisição de novo sistema de som. Outros projetos são almejados e com a graça de Deus e o apoio dos paroquianos serão alcançados.

O Conselho Pastoral Comunitário é coordenado pelo Sr. Hércio Cunha e pelo Sr. Sérgio Oliveira, com equipe própria de Ministros Extraordinários da Comunhão, da Palavra e da Saúde, Pastoral da Liturgia, Catequese e Batismo, coral de adultos e de jovens, equipe de catequese, grupo de oração e grupo de jovens.

A comunidade conta também com um grupo de mulheres que se dedicam ao artesanato, cujas peças produzidas são vendidas a preços acessíveis e a arrecadação é destinada a obras sociais. Ainda, recebe a contribuição e assistência dos Vicentinos da Paróquia Divino Salvador e Comunidade de Vida Pantokrator.

Localizada na rua Francisco Mesquita, s/n, Vila Brandina, tem as missas celebradas todos os domingos, as 9 horas. Trata-se de uma comunidade participativa e vibrante, composta de pessoas humildes e generosas, assim como era simples e humilde o próprio Jesus.

Desde 2014 a Comunidade se empenhou na Campanha “Francisco Reforma a Minha Igreja” onde os paroquianos da Matriz Santa Rita fizeram significativas doações e os fieis da Comunidade São Francisco se uniram em mutirão reformando todo o templo.

Coisa linda de se ver, Igreja unida! Sob o comando do padre Rodrigo, o povo reunido até tarde da noite depois de um dia de trabalho doando seus talentos! A pintura ficou linda! A Igreja São Francisco da Vila Brandina merecidamente ganhou um lindo projeto de embelezamento do altar, sacrário e templo com a ajuda de todos!

Os trabalhos da reforma: Pintura de todas as paredes, Trono para o Sacrário, Anjos pintados no Altar, Iluminação nova e moderna de LED, Novas imagens de Santos doadas (Nossa Senhora das Graças, São José, Nossa Senhora de Fátima vinda de Portugal para os grupos de oração, São Francisco de Assis vindo da Itália e a nova Via Sacra. Pintura das portas e gradis em tom branco dando delicadeza ao templo, Letreiro com o nome da Igreja em Aço Caixa Alta, a Cruz na fronte da Igreja. Muito em breve (2015) será construído o muro que envolve todo o terreno da Igreja e a construção de uma Quadra de Esportes e Eventos que animarão a Comunidade e todo o bairro.

Missas

  • Missa – domingos, às 9h

Pastorais

  • Grupo de Oração – sábados, às 19h30
  • Grupo de Missão e Grupo Bíblico – Os ministros fazem visitas nas casas levando a Palavra de Deus.
  • Grupo de Liturgia – domingos, às 10h
  • Grupo de Canto – domingos, às 16h
  • Pastoral do Dízimo
  • Catequese para Primeira Comunhão e Crisma – aos sábados e domingos
  • Visitação aos doentes – é necessário fazer agendamento para a visita do Padre.

Coordenadores

  • Hércio Cunha (administrativo)
  • Sérgio Oliveira (pastoral)

A Igreja São Francisco de Assis fica na Rua Francisco Mesquita, s/nº, na Vila Brandina, em Campinas, SP.

Loading
Center map
Tráfego
De bicicleta
Transit
Google MapsComo chegar

site-slide-sfrancisco

Campanha “Francisco, reforma a minha Igreja” 2014

Antes da Campanha “Francisco, reforma a minha Igreja”

Imprimir