Notícias › 12/03/2019

Atualização do Colégio Cardinalício

Com os 80 anos completados no dia 11 de março pelo cardeal filipino Orlando Beltran Quevedo, o Colégio fica assim composto: 223 cardeais, dos quais 122 eleitores e 101 não eleitores num eventual conclave.

Desde o ano 1059 os cardeais são os eleitores exclusivos do Papa, mas só pode votar quem tiver menos de 80 anos. Atualmente, o Decano è o Card. Angelo Sodano e o vice-Decano è o Card. Giovanni Battista Re. O Camerlengo é o Card. Kevin Joseph Farrell.

O membro mais idoso é colombiano José de Jesús Pimiento Rodríguez, Arcebispo-emérito de Manizales, que tem 100 anos (ele nasceu em 18 de fevereiro de 1919).

O mais novo é Dieudonné Nzapalainga, da República Centro-Africana, que vai completar 52 anos no dia 14 deste mês de março.

O Brasil tem dez cardeais. Seis não eleitores: Serafim Fernandes de Araújo, José Freire Falcão, Geraldo Majella Agnelo, Eusébio Oscar Scheid, Cláudio Hummes e Raymundo Damasceno Assis. E quatro eleitores: João Braz de Aviz, Odilo Pedro Scherer, Orani João Tempesta e Sérgio da Rocha.

Via Vatican News

Imprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *